domingo, 12 de abril de 2009

Certificado Socioambiental

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – promove nos próximos dias 14 e 15 de abril, uma reunião pública, respectivamente nas cidades de Otacílio Costa e Correia Pinto, em Santa Catarina, para subsidiar o trabalho de campo dos auditores do Instituto, que decidirá sobre a renovação ou não do certificado socioambiental e de manejo florestal, o FSC (Forest Stweardship Council) da Klabin S/A Unidade Florestal Santa Catarina.

O encontro será aberto a todos os membros da comunidade que se relacionam com a empresa ou seu entorno (vizinhos do empreendimento, sindicatos de trabalhadores e patronais, ONGs, entre outros) e queiram se manifestar a respeito.

A reunião pública faz parte do processo de avaliação iniciado em fevereiro e que é composto por visitas de campo (na semana de 13 a 17 de abril), consultas a população através de encontros pessoais, reuniões e questionários de avaliação enviados a todos os públicos que se relacionam com o empreendimento.

A área em questão tem 129.359 hectares de plantação de eucalipto e o processo de consulta pública continuará aberto mesmo após a visita de campo ou a conquista da certificação. Os interessados poderão se manifestar a qualquer momento ou questionar aspectos do processo ou da decisão da avaliação de certificação florestal, por meio do correio eletrônico consultapublica@imaflora.org e do fax (19) 3414-4015 ramal 290.

Sobre o certificado FSC

O certificado FSC é concedido para as empresas com boas práticas de manejo florestal, que seguem rigorosos critérios sociais e ambientais, convencionados internacionalmente pelo FSC (Forest Stweardship Council - Conselho de Manejo Florestal), estabelecidos de maneira a preservar ao máximo a biodiversidade da região. É condição ainda que a cultura e a subsistência das comunidades locais sejam respeitadas; que a contratação da mão-de-obra seja feita de acordo com a legislação em vigor; que os trabalhadores tenham sido treinados e recebido condições dignas de trabalho e alimentação; que os impostos tenham sido recolhidos.

Para avaliar empreendimentos florestais, as certificadoras devem ser credenciadas ao Conselho de Manejo Florestal (FSC). O Imaflora está habilitado a avaliar florestas no Brasil, devido a uma parceria com a Rainforest Alliance, ONG americana pioneira em certificação florestal, credenciada ao FSC.

Sobre o Imaflora

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola. Foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. A Instituição se mantém através de recursos provenientes dos serviços de certificação e dos financiamentos externos da N(o)vib - OXFAM Holanda, da ICCO, da União Européia e da USAID, entre outros.

Data: 14 de abril


site:
www.imaflora.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário