domingo, 19 de abril de 2009

22 DE MARÇO: O PLANETA ESTÁ COM SEDE

Água um bem indispensável para a ocorrência de vida, assim como a conhecemos. Porém o seu uso sem consciência está levando a escassez hídrica, não porque a água vai acabar, ela não acaba o seu volume é quase o mesmo desde da sua origem, o que pode acontecer é a alteração da sua qualidade através da poluição, contaminação e o seu deslocamento para outras locais ocasionando a escassez de água para as atividades humanas e também ecológicas. O sol que aquece a superfície da terra, provocando os ventos e conseqüentemente a evaporação da água nos mares, lagos e rios. O vapor de água resfria, condensa em gotas minúsculas que se juntam e formam as nuvens, névoas e neblinas. As nuvens são levadas pelos ventos de local para o outro. As nuvens se juntam, ficam pesadas (se condensam) e então as gotas de chuva caem, voltando para o solo que escoa e infiltra formando os mares, rios e lagos e as águas subterrâneas, outra parte é absorvida por exemplo pelas plantas, animais entre outros e uma parte dessa água evapora e novamente recomeça o ciclo hidrológico.




O Brasil dispõe de 13,7% de água doce, e está no 23° lugar no mundo entre os países com maior água per capita ao ano, mas não é distribuída igualmente em todo território, a Amazônia possui grande volume de água, enquanto que as regiões muitos produtos químicos para deixá-la potável e conseqüentemente o aumento da tarifa de água. O recomendável é o uso racional da água, ou seja, não desperdiçar, atitudes simples que fazem a diferença na conta de água e a evitar a sua escassez. Instituído em 22 de Março de 1992 pelas ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia Mundial da Água trazendo a Declaração Universal dos Direitos da Água como por exemplo a água faz parte do patrimônio do planeta e é condição essencial a vidasemi-áridas possuem pouco e as regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio, possuem reservas hídricas, porém estão poluídas e contaminadas, havendo a necessidade de buscar água em outros lugares ou então tratá-la com de todo vegetal, animal incluindo os seres humanos.cada um pode fazer algo como:





Use a vassoura e não a mangueira para varrer a calçada: cada vez que a mangueira fica ligada por 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Isto significa que, se você lavar a calçada uma vez por semana, mais de 14 mil litros de água vão para o bueiro da rua por ano. Em 20 anos, esse gasto sobe para mais de 290 mil litros. Quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias de água para beber de 145 mil pessoas.


Não use o vaso sanitário como lixeira: os vasos sanitários consomem 50% da água usada em uma casa. Uma descarga do tipo válvula (de modelo antigo) gasta até 20 litros de água ao ser apertada uma única vez. Assim, a cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro, está jogando fora sem necessidade 20 litros de água limpa e tratada, o suficiente para dar água de beber a 10 pessoas.


Reduza o tempo de banho em 5 minutos: se reduzirmos o tempo do banho em apenas cinco minutos ao longo de um ano, 30 mil litros de água serão economizados. Se 50 mil famílias adotarem esta mesma medida em todos os seus banhos diários, a água economizada durante um ano encheria a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.


Feche a torneira ao escovar os dentes e beba água por 31 anos: uma pessoa que mora em apartamento consegue economizar até 23 mil litros de água em um único ano, apenas fechando a torneira ao escovar os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos. Essa quantidade de água daria para matar a sede de uma pessoa por 31 anos. Se um milhão de pessoas fechasse a torneira apenas para escovar os dentes durante um mês, a quantidade de água economizada seria o equivalente a cerca de 12 minutos da água que cai pelas Cataratas do Iguaçu.



Fonte: www.akatu.org.br


aguaseaguas.hpg.com.br

2 comentários:

  1. O mundo é o reflexo da sociedade que nele vive,explora ou determinan-se, achamos que alguem tem a obrigação de fazer algo para nós, quando na verdade deverimos nos doar mais e aguardar os resultados:trecho adaptado
    José Francisco Ovidio 09/05/2009-JF

    ResponderExcluir
  2. O homem faz queimadas aleatóriamente,elimina nascentes de aguas usa indiscliminadamente produtos quimicos na atmosfera, condenando-se e a humanidade á perecer de insuficiencia respiratória oriunda de centenas de patologias primárias incosequentes e letais;
    Filozofia Conservadora Conciente:
    Jose Francisco Ovidio-juiz de fora,08/05/2009
    email-jfovidio@gmail.com

    ResponderExcluir