sábado, 17 de janeiro de 2009

PATRIMÔNIO DE JUIZ DE FORA

MUSEU MARIANO PROCÓPIO



fonte: arquivo pessoal da S.AL.T.O (fotos tiradas antes da reforma)


O Museu Mariano Procópio, localizado em Juiz de Fora, é o primeiro museu surgido em Minas Gerais e o terceiro do Brasil. Fundado em 1915 por Alfredo Ferreira Lage, abriga um dos principais acervos do país, com aproximadamente 45 mil peças.





fonte: arquivo pessoal da S.AL.T.O (fotos tiradas antes da reforma)

Seu conjunto arquitetônico compreende dois edifícios: a Villa Ferreira Lage, construída entre 1856 e 1861, e um prédio anexo inaugurado em 1922, o primeiro no Brasil feito especialmente para abrigar um museu. Além do conjunto histórico, conta com um acervo natural de grande importância ecológica, valorizando em seus jardins a exótica flora brasileira.





fonte: arquivo pessoal da S.AL.T.O (fotos tiradas antes da reforma)


Com a morte de Mariano Procópio em 14 de fevereiro de 1872, o terreno foi herdado por seus dois filhos, Frederico e Alfredo Ferreira Lage. Na parte dedicada a si Frederico construiu um imenso palacete, com material todo proveniente da Europa. Após sua morte repentina aos 39 anos de idade em 1901, as dívidas provocadas pelas obras resultaram na venda do imóvel à Estrada de Ferro Central do Brasil, sendo posteriormente transferido para o Ministério da Guerra, que instalou no local a sede da Quarta Região Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário